A pé ou em viaturas, o Exército, a Aeronáutica e a Brigada Militar serão representados no Desfile Cívico de Sete de Setembro em Santa Maria. Mais de três mil militares marcharão pela Avenida Medianeira, a partir das 8h (veja programação no quadro ao abaixo).
As atividades começam com o hasteamento das bandeiras junto ao palanque, em frente ao supermercado Nacional, e seguem com a passagem dos organizadores, das unidades militares sediadas na cidade e entidades civis.
Neste ano, o público presente no desfile não verá os sobrevoos das aeronaves da Base Aérea de Santa Maria. Isso porque quatro esquadrões estão participando de operações em Anápolis (GO) e em Campo Grande (MS). O efetivo da Base, entre 300 e 350 pessoas, passará pela avenida, em veículos e a pé. Tradicionalmente, o Exército é força armada que mais leva integrantes para o desfile. Serão cerca de 2,6 mil. Os blindados devem ser as principais atrações. A Brigada Militar desfilará em menor número, com cerca de 115 militares.
Haverá banheiros químicos e ambulâncias para atender ao público, mas não haverá arquibancadas. Caso chova, a comissão organizadora decidirá no momento se o desfile será mantido ou não.
O encerramento da Semana da Pátria será na UFSM, no 1º Viva o Campus, evento que pretende oficializar o local como uma área de lazer da cidade.

"